No último dia 08/10 o E.C. Samambaia foi ao povoado Macacos enfrentar a equipe local pela última partida da primeira fase do Campeonato Interpovoados 2011, já classifacado como primeiro colocado do grupo G a equipe apenas cumpria tabela, mas o jogo era decisivo para o Macacos que precisava da vitória para classificar-se como segundo colocado do grupo.
O jogo como era de se esperar começou bastante agitado e logo aos 3 minutos o E.C. Samambaia teve um jogador expulso, o zagueiro Marcelinho cometeu uma falta dura na entrada da área, como era o último homem foi punido com cartão vermelho. Após a expulsão a equipe mudou a forma de jogar, o lateral-esquerdo Luiz Henrique foi deslocado para zaga, o volante Ezenral virou lateral-esquerdo, o meia Binho foi recuado para volante ao lado de Tarcísio e Jefinho fechou o meio campo, deixando o time com apenas um atacante, Silvinho.
O time apesar de jovem não se abateu com a expulsão e manteve em campo a postura que se espera de um grupo unido e competente, logo após a expulsão o goleiro improvisado Buiu, em uma cobrança de falta de longa distância, abriu o placar. A equipe se mantinha bem distribuida em campo e passou a manter a posse de bola criando algumas chances de gol com Kaique e Silvinho, mas foi em outra cobrança de falta que mais parecia um “replay” que o goleiro artilheiro Buiu marcou o seu segundo gol.
O segundo tempo começou com o Macacos bem mais ofensivo, criando algumas oportunidades de gol, não aproveitadas por seus atacantes. O jogo foi se encaminhando para seu final e ficou violento por parte de alguns atletas adversários, que teve seu zagueiro Valmir expulso após uma jogada maldosa em nosso atacante Jefinho. Aos 40 do segundo tempo em uma cobrança de pênalti o aniversariante Branquinho fechou o placar em 3x0.
A equipe foi a campo com Buiu, Branquinho, Ernandio, Marcelinho e Luiz Henrique; Tarcísio, Ezenral, Kaique e Clébio; Silvinho(Faraó) e Jefinho.




